30 abril 2017

1 ano e 9 meses de Irlanda


Que mês louco que foi abril, aliás ultimamente tudo vem sendo muito surpreendente para mim aqui na Ilha Esmeralda.

Começou quando eu perdi horas nos meus empregos e fiquei sem dinheiro. Olha nada me deixa pior do que ficar sem dinheiro, pode soar materialista, mas aqui a gente se mata de trabalhar e se não vemos resultado é bem frustrante.

Foi aí que decidi que precisava fazer alguma coisa e acabei saindo do meu emprego de babá e semana que vem começo a trabalhar em um hotel. Novos desafios, mas acredito que mudanças são necessárias e no final das contas eu estava muito acomodada ultimamente.

Também renovei meu visto! Aliás esse foi o maior motivo pra eu ter ficado sem dinheiro, pagar a escola e os €300 do GNIB dói no bolso. Porém, visto renovado e eu acabei ganhando mais 9 meses. Foi minha última renovação como estudante de inglês e depois só Deus sabe.

Nesse mês estive de férias da escola, então pude aproveitar para ir mais na academia e descansar um pouco. Também pintei o cabelo de rosa com uma tinta temporária da Loreal Paris, durou 1 semana! Achei legal, bem européia hahahaha.


Os dias estão mais longos, amanhecendo às 6h da manhã e anoitecendo às 9h da noite. Também deu vários dias de sol nesse mês e deu pra aproveitar no canal e nos parques, todo mundo saiu de casa! A primavera está linda em Dublin, tudo florido, amo essa época do ano.

Também como fiquei mais em casa pra economizar, curti muito meu gato e assisti várias séries pra passar o tempo. Mas tudo valeu a pena! Visto renovado, trabalho novo, e mês que vem finalmente vou viajar! Agora as coisas vão melhorar, que venha maio, esse mês lindo do meu aniversário!



Para acompanhar meu dia a dia em Dublin, siga-me nas Redes Sociais:

Facebook: Tá na Europa
Twitter: @YoSoyTa_
Snapchat: talitanossol
Instagram: @talitanossol


:*

29 abril 2017

Séries de abril

Depois de muito tempo me rendi ao mundo das séries, porque quando você começa, não para mais. A parte boa é que você fica tão entretido que não tem tempo de pensar nos problemas.

Nesse mês terminei 4 séries, vamos lá:

13 Reasons Why


Assisti os 13 episódios em menos de 24 horas, foi uma loucura. Não conseguia parar, assistia no celular enquanto estava no trabalho cuidando das meninas e tudo.

Se você estava em marte no último mês e não ouviu falar de 13 Reasons Why, é uma série da Netflix baseada no livro Thirteen Reasons Why de Jay Asher. Conta a história de Hannah Baker, que comete suicídio, mas antes deixa 13 fitas gravadas contando os motivos que a levaram a se matar.

É uma série pesada, mas eu recomendo que todos assistam até porque, na maioria das vezes, somos os porquês da fita, e não Hannah Baker. Prepara a pipoca porque se começar não vai conseguir parar até chegar ao fim do 13º episódio!

Stranger Things


Foi lançada no ano passado e foi uma loucura, mas eu estava fazendo minha eurotrip na época então acabei não assistindo. São 8 episódios e eu assisti todos num piscar de olhos.

A série se passa nos anos 80 e tem muitas referências da década, pura nostalgia. Um garoto desaparece sem deixar rastros e seus amigos e família tentam procurar respostas. É suspense do começo ao fim.

A segunda temporada está confirmada, mas apenas para o Halloween. O jeito é esperar até lá.

Narcos

Muito famosa por ter Wagner Moura como ator principal, na pele do narcotraficante colombiano Pablo Escobar. Eu gosto de filmes, séries e novelas biográficas, e Pablo Escobar tem uma história muito interessante.

São duas temporadas e eu já havia assistido a primeira ano passado, esse mês só terminei a segunda. Já foram confirmadas novas temporadas, pois como Pablo Escobar morre (não é spoiler, é história!), eles continuarão a história com outros traficantes.

Escobar era muito carismático e isso nos prende do início ao fim, você começa a série torcendo por ele e termina querendo que ele seja pego logo. Não sei como será com os outros traficantes, é aguardar.

Black Mirror


É uma série britânica muito louca de ficção científica, com temas obscuros e satíricos que examinam a sociedade moderna a respeito das consequências imprevistas das novas tecnologias. Os episódios não são relacionados, então você não precisa assistir em ordem, cada um tem um elenco e história diferentes.

Black Mirror estreou em 2011 no emissora Channel 4 no Reino Unido e em setembro de 2015 a Netflix encomendou uma terceira temporada com 12 episódios, mas acadaram dividindo em 2 temporadas de 6 episódios. Mas a série ficou popular mesmo depois que foi adicionada à Netflix.

Eu já tinha assistido alguns episódios na SEDA, pois quando não queremos ter aula pedimos para assistir alguma coisa e como Black Mirror tem mais ou menos 1 hora de duração, dá tempo de assistir. Esse mês resolvi assistir os outros episódios e eles são surpreendentes, é bem o tipo de coisa que eu gosto de assistir, pois faz você pensar bastante.



Espero que tenham gostado! Quero ver se faço um post desse com séries todos os meses.


Para acompanhar meu dia a dia em Dublin, siga-me nas Redes Sociais:

Facebook: Tá na Europa
Twitter: @YoSoyTa_
Snapchat: talitanossol
Instagram: @talitanossol

:*

28 abril 2017

Novos desafios: emprego novo

Essa é a trilha sonora desse post, dá o play e vem comigo.


Depois de 1 ano e 3 meses chegou a hora de dizer até logo e seguir em frente. Ontem foi meu último dia como babá das meninas que eu cuidava.

Pensei em várias coisas para escrever aqui, mas o fato é que estou sem palavras. Devastada e com medo do futuro, mas feliz por tudo o que passamos juntas.

Minha rotina era muito pesada, pois eu trabalhava antes de ir para a aula, as 7h da manhã, e depois da aula voltava e ficava com elas à tarde. Sem falar nas vezes que eu ainda tinha que trabalhar a noite no pub. Vivia destruída.

Então decidi procurar algo que me desse a mesma quantidade de horas, mas trabalhando só a tarde. Consegui emprego em um hotel como housekeeper, começo semana que vem.

Dizer para uma criança que você não vai mais ser a babá dela porque quer trabalhar em outro lugar não é fácil. Porque para elas, não importa os motivos né, elas se sentem rejeitadas. O que não é verdade, pois eu amava trabalhar lá, só estava cansada da minha rotina louca mesmo, achei que era hora de ter um pouco mais de qualidade de vida.

Semana que vem começa mais uma etapa do meu intercâmbio em Dublin, torçam por mim!



Para acompanhar meu dia a dia em Dublin, siga-me nas Redes Sociais:

Facebook: Tá na Europa
Twitter: @YoSoyTa_
Snapchat: talitanossol
Instagram: @talitanossol


:*

23 abril 2017

20 curiosidades aleatórias de viagem

Lá vão algumas curiosidades rápidas e aleatórias de viagens por aí, sempre temos histórias para contar, né?!


1. Me perdi em Berlim e fui ajudada por uma refugiada da Síria.

2. Tive que dormir na sala de um hostel em Galway porque tinha um cara que roncava tão alto no quarto que era impossível dormir.

3. Fiz couchsurfing em Colônia e foi uma das experiências mais incríveis que vivi.

4. Choveu tanto enquanto estávamos na Torre Eiffel em Paris que não conseguimos subir até o topo.

5. Caí sem querer em uma festa de graça pré-Tomorrowland em Bruxelas na Grand-Place.

6. Baixou minha pressão enquanto eu estava no Museu do Louvre e eu tive que abandonar o passeio.

7. Comi no McDonald's em todos os países da Europa que visitei com exceção de País de Gales.

8. Chorei quando cheguei no túnel de Mônaco, aonde são realizados os GPs de F1.

9. Esqueci que iria viajar de Ryanair e comprei cremes com mais de 100ml na Kiko Milano em Colônia, jogaram dois fora, lacrados.

10. Nunca peguei turbulência forte.

11. Passei mal por causa do calor na Missa de Encerramento com o Papa Francisco na JMJ Cracóvia.

12. Fui para o Chile de ônibus quando tinha 15 anos, 2 dias e meio de viagem e sem banho.

13. Levamos um golpe no metrô quando chegamos em Paris e perdemos €11,00 cada.

14. Poucas vezes passei tanto calor como no verão europeu (Bélgica, Alemanha, Polônia). Eles não são preparados para o verão mesmo tendo temperaturas bem altas, cheguei a pegar 36ºC.

15. Meu ônibus de Bruxelas para Colônia atrasou e eu comecei a chorar desesperada achando que tinha perdido e ninguém sabia dar informação.

16. Fiquei muito doente em Marrocos, fui em dezembro e estava muito frio e seco.

17. Uma das minhas melhores viagens foi para Nice, na França. Sem pontos turísticos, só praia, sol, coquetéis e diversão.

18. O terminal em que estávamos em Paris foi evacuado por precaução, pois encontraram uma bolsa esquecida no meio do aeroporto. 

19. Não vi nenhuma princesa na Disneyland Paris porque fui na época de Halloween e só tinha vilões.

20. Meu sonho sempre foi morar em Londres e mesmo morando quase 1 ano 9 meses na Irlanda ainda não visitei, porque estava esperando uma ocasião especial.


Para companhar meu dia a dia em Dublin, siga-me nas Redes Sociais:


Facebook: Tá na Europa
Twitter: @YoSoyTa_
Snapchat: talitanossol
Instagram: @talitanossol



19 abril 2017

Renovando o visto de estudante de inglês pela última vez - Stamp 2



E chegou a hora da minha última renovação como estudante de inglês. Quando tirei o visto pela primeira vez, e também na primeira renovação ainda não havia o sistema de agendamento online, você tinha que madrugar na fila, então dessa vez o processo foi diferente.

Como meu visto vencia em 16 de abril e eu não poderia ficar com ele vencido por muito tempo por causa do trabalho, eu fiz meu appointment na imigração 2 meses antes, e consegui já para o dia 18 de abril (dia 17 era feriado).

Meu appointment era às 11h da manhã, cheguei às 10h40 e é necessário se apresentar na recepção com o email da sua reserva (não precisa ser impresso, pode ser no celular mesmo), passaporte e GNIB antigo. Peguei a senha 111 e estava na 80 e poucos.

Esperei uns 25 minutos até chegar a minha vez, entreguei o Seguro Governamental, Passaporte e GNIB para a atendente e ela me pediu também a Visa Letter. A minha escola disse que não era necessário levar porque eles mandavam por email, mas a atendente não conseguiu achar a minha lá, então ela pediu para eu ir buscar na escola e voltar às 14h30 com a carta.

Olha foi um drama, eu poderia ter saído de lá meio dia com tudo pronto, mas tive que ir atrás dessa carta e voltar lá mais tarde. Várias pessoas que estavam lá para renovar o visto com outras escolas estavam com suas respectivas cartas, só eu não. A recepcionista da SEDA disse que isso nunca tinha acontecido, mas eu fui premiada. Se eu fosse trabalhar a tarde, teria perdido meu dia de trabalho. Portanto eu recomendo levar uma cópia dessa carta com vocês, mesmo que sua escola diga que não é necessário.

Então busquei a carta e voltei às 14h30 como ela tinha me pedido, dessa vez não precisei pegar senha, só fui no guichê e a mesma moça me atendeu direto. Bem rápido, pegou os documentos, tirei a foto, paguei os 300 euros (com cartão) e era só esperar o GNIB. Umas 15h40 estava pronto.

Sobre o attendance, renovei com 80,25% e ela não questionou nada (o ideal seria 85%). Uma menina que estava na minha frente renovou com 66% tendo sido expulsa da escola e também não falaram nada.

E sobre o teste que eles estariam cobrando (fiz o TIE da outra vez), ela também não pediu nada. Aliás, até hoje não ouvi falar de ninguém que foi renovar o visto e eles pediram algum teste de inglês. Como esses testes em geral são caros acho que não vale a pena fazer, a não ser que você vá usar para alguma coisa.

E assim foi a minha última renovação como estudante de inglês.  Minhas aulas voltam dia 15 de maio agora. Acabei ganhando 9 meses porque eles seguiram a carta da escola, levei sorte!




Para acompanhar meu dia a dia em Dublin, siga-me nas Redes Sociais:

Facebook: Tá na Europa
Twitter: @YoSoyTa_
Snapchat: talitanossol
Instagram: @talitanossol



:*

08 abril 2017

Como funcionam os trabalhos na Irlanda - horas e pagamentos

Talvez você já tenha ouvido falar, talvez não, mas vou apresentar para vocês como funcionam a maioria dos trabalhos em Dublin.

Se no Brasil trabalhamos de segunda a sexta suas 44 horas semanas, e no final do mês sempre temos salário garantido, aqui na Irlanda não é assim. Explico: aqui todas semana é feito um roster (escala) das horas que você vai fazer. Ou seja, pode ser que você trabalhe 20 horas, pode ser que você trabalhe 15, ou 25, enfim, depende da semana.

Então seu salário varia muito. Eles pagam por semana ou a cada 15 dias de acordo com as horas que você trabalhou. Cleaner, housekeeper, kitchen porter, waitress, floor staffs, chefs, childminders... todos funcionam assim.

Se o lugar que você trabalha estiver movimentado, você terá mais horas, se for uma época do ano meio morta, segura na mão de Deus e se prepara porque você vai fazer menos horas do que o habitual.


Alguns lugares respeitam as regras e estudantes não ganham mais de 20 horas semanais, mas outros não. Conheço bastante gente que faz mais horas que o permitido e eles não estão nem aí.

O problema desse sistema é que às vezes você pode ficar sem dinheiro de uma hora para a outra porque o lugar que você trabalha resolve cortar as horas da galera.

Isso tem acontecido comigo, por isso esse post, meio que um desabafo. Cortaram minhas horas justamente no mês em que eu preciso renovar meu visto e estou passando uns apertos. Tenho dois trabalhos para não acontecer esse tipo de coisa e me cortaram as horas nos dois ao mesmo tempo.


Inferno astral? Época ruim mesmo? Não sabemos, mas estou aqui torcendo para essa fase negra passar e o verão chegar trazendo o movimento de volta.



Para acompanhar meu dia a dia em Dublin, siga-me nas Redes Sociais:

Facebook: Tá na Europa
Twitter: @YoSoyTa_
Snapchat: talitanossol
Instagram: @talitanossol


:*

05 abril 2017

Aquelas correntes de facebook

Morar sozinho ✔️
Comprar um carro ✔️
Fazer um cruzeiro
Noivar
Casar
Ter um filho
Se apaixonar ✔️
Faltar a escola ✔️
Ver alguém nascer
Ver alguém morrer
Visitar o Nordeste
Conhecer o Sul ✔️
Visitar os EUA
Conhecer Paris ✔️
Conhecer Londres (coming soon)
Visitar a África ✔️
Conhecer a China
Conhecer Buenos Aires
Morar fora do país ✔️
Aparecer na TV ✔️
Aparecer em um filme
Se apresentar numa peça de teatro ✔️
Se apresentar num espetáculo de dança
Fazer uma faculdade ✔️
Fazer uma pós-graduação
Dançar na chuva
Tocar guitarra
Cantar no karaokê ✔️
Ver neve ✔️
Chorar de tanto rir ✔️
Andar em uma ambulância
Fazer xixi de tanto rir ✔️
Chorar de soluçar até as lágrimas secarem ✔️
Realizar um sonho ✔️
Plantar uma árvore ✔️
Comprar uma bicicleta ✔️
Comprar um patins ✔️
Escrever um livro
Ter um animal doméstico ✔️
Curtir a praia olhando o pôr do sol. ✔️
Ver o sol nascer sentado na areia da praia ✔️
Nadar sem roupa
Andar de trenó
Andar de jet-ski
Andar de moto ✔️
Saltar de um avião
Saltar de bungee jump
Fazer uma loucura de amor ✔️
Andar de camelo ✔️
Andar a cavalo ✔️
Aparecer no jornal ✔️
Aparecer em revistas ✔️
Fazer uma cirurgia ✔️
Ficar internado ✔️
Achar que ia morrer ✔️
Andar de helicóptero ✔️
Doar sangue
Ir ao cinema sozinho ✔️
Por um piercing
Fazer uma tatuagem ✔️
Dirigir um carro automático ✔️
Fazer mergulho
Viajar sozinho ✔️
Ganhar multa por excesso de velocidade ✔️
Ter um osso quebrado
Ter pontos em algum lugar do corpo ✔️
Mudar de cidade ✔️
Ganhar na Mega Sena
Ganhar um prêmio em um bingo ✔️
Colocar tudo em uma mala e começar a vida em outro lugar ✔️
Virar a noite acordado festejando ✔️
Trabalhar ✔️
Fazer rally
Viajar de caminhão
Aprender outra língua ✔️
Se arrepender de ter feito algo ✔️
Se desafiar a uma atividade nova ✔️
Ver neve caindo ✔️
Ir ao circo ✔️
Ir a um museu ✔️
Acampar ✔️
Ir a uma ilha ✔️
Aprender um instrumento musical ✔️
Subir numa árvore ✔️
Ser madrinha de casamento ✔️


Para acompanhar meu dia a dia em Dublin, siga-me nas Redes Sociais:

Facebook: Tá na Europa
Twitter: @YoSoyTa_
Snapchat: talitanossol
Instagram: @talitanossol

:*