18 fevereiro 2017

Fuso horário: diferenças entre Brasil e Irlanda



Apesar de estar a um oceano de distância do Brasil, a Irlanda tem apenas um fuso e está há apenas 3 horas de diferença do Brasil. Ou seja, quando na Irlanda são meio dia, no Brasil são 9h da manhã.

Como no Brasil temos horário de verão de outubro a fevereiro, durante esse período a diferença cai para apenas 2 horas. O que facilita muito na hora de ligar para a família, já que quando lá são 21h, aqui ainda são 23h, por exemplo.

Mas a Irlanda também possui o seu horário de verão. que vai do último domingo de março até o último domingo de outubro. Então durante esse período a diferença aumenta para 4 horas. Quando são 18h no Brasil, aqui já são 22h.

Separando por meses para ficar mais claro:

Janeiro: 2 horas
Fevereiro: 2 horas/3 horas (acaba horário de verão no Brasil)
Março: 3 horas (inicia horário de verão na Irlanda)
Abril: 4 horas
Maio: 4 horas
Junho: 4 horas
Julho: 4 horas
Agosto: 4 horas
Setembro: 4 horas
Outubro: 3/2 horas (inicia horário de verão no Brasil/acaba na Irlanda)
Novembro: 2 horas
Dezembro: 2 horas


Eu cheguei na Irlanda com 4 horas de diferença e confesso que demorou um pouquinho para eu me adaptar, mas depois foi tranquilo.


Para acompanhar meu dia a dia em Dublin, siga-me nas Redes Sociais:


Facebook: Tá na Europa
Twitter: @YoSoyTa_
Snapchat: talitanossol
Instagram: @talitanossol


:*

16 fevereiro 2017

Visto de 1 ano x Visto de 8 meses: maiores diferenças

Quando cheguei na Irlanda, no final de julho de 2015, Dublin estava uma loucura. A imigração havia anunciado que o visto de estudante mudaria de 1 ano para 8 meses a partir de outubro daquele ano e com isso muitas pessoas adiantaram suas viagens para pegar mais tempo de visto.

A imigração acabou se enrolando e a regra dos 8 meses entrou em vigor apenas em janeiro do ano passado. Muita gente entrou em desespero na época, falando que não valia mais a pena vir para Dublin, que o investimento era muito alto para tão pouco tempo, entre outras coisas. O fato é que 1 ano se passou e as pessoas continuam vindo fazer intercâmbio aqui.

Eu peguei o visto de 1 ano e quando renovei pela primeira vez, já peguei 8 meses. Meu visto está quase no fim e agora consigo analisar bem as diferenças entre os dois.

Com 1 ano, obviamente você tinha mais tempo livre. Afinal, eram 6 meses estudando e te sobravam 6 de férias. Então você tinha mais tempo para trabalhar mais, juntar mais dinheiro e viajar.

Agora com 8 meses você passa praticamente todo o seu tempo de visto estudando. Por exemplo, minhas aulas acabarão dia 29 de março e meu visto já vence dia 16 de abril. Isto porque a escola teve uma semana de recesso no Halloween, além de ter parado 3 semanas no final do ano. Nisso já desconta 1 mês do meu visto, fora as 2 semanas de férias que eu mesma solicitei.

Renovando meu visto agora, eu praticamente não terei tempo de descansar até renovar e minhas aulas iniciarem novamente, será tudo muito corrido! Algumas pessoas reclamam também que 8 meses é pouco tempo para juntar dinheiro para renovar, mas eu discordo. Claro que fica apertado, mas não é impossível.

Isso porque a Irlanda tem um dos maiores salários mínimos da Europa (agora são €9,25/hora), o que faz com que mesmo trabalhando part time (20 horas semanais), você consiga juntar uma grana legal. Fora os bicos que praticamente todo mundo que eu conheço aqui em Dublin faz (cleaners, etc). Se você não pagar muito caro no aluguel e não gastar muito com coisas supérfulas, vai dar certo.

Conheço muitas pessoas que decidiram voltar para o Brasil, mas conheço muito mais gente que mesmo com apenas 8 meses, conseguiu renovar. Portanto só depende de você.

Cada um sabe o que é melhor para si, para mim ainda vale a pena renovar, talvez para você não. Dublin é uma caixinha de surpresas e o intercâmbio sendo 8 ou 12 meses só te faz crescer. Aproveite!



Para acompanhar meu dia a dia em Dublin, siga-me nas Redes Sociais:

Facebook: Tá na Europa
Twitter: @YoSoyTa_
Snapchat: talitanossol
Instagram: @talitanossol


:*

15 fevereiro 2017

Agendando horário online para renovar o visto



Para quem ainda não sabe, no final do ano passado a Irlanda adotou um novo sistema de agendamento de horários online a fim de acabar com as filas da imigração. É só entrar no site da imigração, escolher o seu tipo de visto e ver horário e dia disponíveis.

Tudo seria muito fácil se a demanda de alunos tentando agendar para seu primeiro visto ou renovação não fosse tão grande. Tentando hoje você só consegue horários para abril! Se tiver muita sorte consegue um dia mais próximo de alguém que precisou cancelar, mas deve ficar entrando no site toda hora para verificar.

Sabendo disso, me antecipei e agendei meu visto ontem (dia 14 de fevereiro) para o dia 18 de abril, sendo que meu visto vence dia 16 de abril apenas. Se eu dormisse no ponto, acabaria pegando uma data bem mais para frente e poderia ter problemas no meu trabalho, já que não posso trabalhar sem meu GNIB.

Um brasileiro desenvolveu um site onde você cadastra seu e-mail e recebe notificações de dias disponíveis, isso acontece quando alguém cancela seu horário ou desiste. Então é a sua chance de ir rápido no site e tentar pegar aquele horário. Eu fiz meu cadastro e fui monitorando para quando aparecessem datas próximas ao vencimento do meu visto, achei muito útil. Clique aqui para fazer o seu cadastro.

Então é isso, você que está vindo para a Irlanda ou pensando em renovar seu visto, não deixe para agendar seu horário em cima da hora!

Site da imigração: https://burghquayregistrationoffice.inis.gov.ie/



Para acompanhar meu dia a dia em Dublin, siga-me nas Redes Sociais:

Facebook: Tá na Europa
Twitter: @YoSoyTa_
Snapchat: talitanossol
Instagram: @talitanossol


:*

12 fevereiro 2017

10 coisas que você precisa saber antes de comprar uma bike



Depois de mais 1 ano pedalando em Dublin, já passei por poucas e boas com a minha companheira (que aliás, já é a terceira). Em todo esse tempo já tirei várias lições para mim e algumas sei que ainda preciso aprender. Lembrando que fiz essa lista baseada nas minhas experiências, não é uma verdade absoluta. Então vamos lá.

1. Bike dá manutenção
Se você acha que vai gastar seus euros pra comprar uma bike e nunca mais vai gastar com nada está completamente enganado(a). Volta e meia vai furar o pneu, dar problema no freio ou locker (cadeado) e sim, você vai precisar gastar. Ainda assim é infinitamente mais barato que andar de ônibus todos os dias.

2. No começo você ficará muito cansado(a), mas acostuma
Quando comecei a pedalar eu quase morria, hoje faço em muito menos tempo os mesmos trajetos que fazia antes. Seu corpo vai acostumar, não se assuste se estiver todo dolorido(a) no primeiro dia e principalmente, não desista!

3. Comprar a bike certa é qualidade de vida
A primeira bike que comprei era linda e tinha um design super legal, porém era super pesada para mim. Era mais uma mountain bike, mas eu como não entendi nada de bicicletas, comprei assim mesmo. Resultado? Eu só andava quando precisava MUITO, do contrário ela sempre estava guardada. Decidi vender e comprar uma bike mais feminina, de alumínio e pneu mais slim. Minha vida mudou! Hoje vou de bike para qualquer lugar que posso e além de ser um ótimo exercício, me economiza muito tempo.

4. Não diga que tem medo de andar de bike sem antes tentar
Aqui em Dublin conheço vááárias pessoas que me falam que não sabem ou tem medo de andar de bike sem nunca ter mesmo tentado. Que tal emprestar a bike do seu amigo? Ou fazer o Dublin Bike pra testar? Ou até mesmo alugar uma bike no Phoenix Park para procurar os veadinhos? Você pode se surpreender! Eu não andava de bike há uns 15 anos (acredito eu) até comprar a minha aqui em Dublin, por isso que eu digo: tente!

5. Você vai pegar chuva
Talvez você saia de casa com um sol maravilhoso e pegue chuva no caminho, essa é a realidade de Dublin. Mas nada que um bom casaco impermeável não resolva. Se você estivesse indo a pé ia se molhar do mesmo jeito.

6. Se estiver ventando pode ser que você se atrase
Nada é pior para mim do que pedalar contra o vento na beira-mar, eu simplesmente não saio do lugar. Não tenho forças! Talvez você seja mais preparado(a) que eu, mas pra mim é bem difícil. Em dias como esses, se eu não sair de casa mais cedo com certeza vou chegar atrasada.

7. Seja prevenido, tenha sempre dinheiro com você
Pode ser que sua bike estrague no meio do caminho e você esteja indo trabalhar ou tenha um compromisso importante, então seja prevenido(a) e tenha sempre dinheiro para ônibus ou táxi caso precise. Experiência própria, ter que achar um caixa eletrônico na hora do desespero não é nada legal.

8. Use equipamentos de segurança pelo seu bem
Preciso ser sincera, abandonei o capacete há muito tempo. Sim, pode brigar comigo. Nunca vi ninguém levar multa por não usar os equipamentos de segurança necessários (luzes, colete refletor e capacete), mas alguém te bater e se você não estiver usando, você perde a razão. Sem faltar na proteção né? No inverno já está escuro depois das 4h da tarde, estão luzes são essenciais.

9. Se você se agasalhar bem, não vai passar frio
Hoje eu coloco tanta roupa antes de pedalar que dificilmente passo frio, só nos primeiros minutos e daí já esquenta. Com o tempo você aprende como se vestir melhor para cada temperatura e o frio não é motivo para não andar de bike.

10. Você vai economizar tempo, dinheiro e vai se apaixonar
Talvez você não consiga mais imaginar sua vida antes da bike. Chega de depender de ônibus! Você faz seus próprios horários, não gasta mais com transporte e ganha qualidade de vida fazendo exercícios todos os dias. Que tal tentar? Pode ser que você se apaixone como eu <3





Para acompanhar meu dia a dia em Dublin, siga-me nas Redes Sociais:

Facebook: Tá na Europa
Twitter: @YoSoyTa_
Snapchat: talitanossol
Instagram: @talitanossol


:*

09 fevereiro 2017

O fim de uma era, é o começo de outra!

Andei sumida na última semana, mas por um bom motivo: mudei de apartamento em Dublin!

Eu morava há 1 ano no mesmo lugar, na famosa Mountjoy Square em Dublin 1. Eu adorava morar lá: era barato, muito bem localizado, no meio dos meus dois trabalhos, perto da minha escola e de tudo, meus flatmates eram legais...

Mas depois de 1 ano, nossas prioridades e vontades mudam. Eu morava em 5 pessoas, mas chegou a ter 8 na casa. Agora mudei para um flat onde divido apenas com mais uma menina e melhor, pertinho do pub que eu trabalho, Dublin 6.

Depois de 1 ano e meio em Dublin eu quis ter um pouco mais de conforto, por isso decidi mudar para um lugar que tinha mais cara de casa. Agora moro perto do canal e Rathmines é uma área muito boa, estou muito feliz.

É isso, queria apenas deixar vocês por dentro do que está se passando aqui. Agora que estou instalada  voltarei a postar no blog normalmente.



Para acompanhar meu dia a dia em Dublin, siga-me nas Redes Sociais:

Facebook: Tá na Europa
Twitter: @YoSoyTa_ 
Snapchat: talitanossol
Instagram: @talitanossol 

:*