23 janeiro 2017

Bruxelas: Walking Tour

Como citei no primeiro post sobre Bruxelas, como eu teria só 1 dia para aproveitar lá, decidi fazer um Free Walking Tour, e foi a melhor decisão que tomei.

Além de poder ouvir explicações, você vai direto nos pontos turísticos e não fica perdendo tempo. Eu recomendo muito, o tour iniciou às 10 horas no Grand Place e terminou por volta das 12h30.

Grand Place
É a praça central de Bruxelas, onde ficam o Hotel da Cidade e a Casa do Rei. Muitos a consideram a praça mais bonita do mundo e eu não tenho dúvidas, é de longe a mais linda que visitei na vida. A visita à Bruxelas já vale só por dar uma volta nessa praça maravilhosa.









Town Hall
A Prefeitura de Bruxelas é um prédio gótico construído na Idade Média, está localizado na praça central, Grand Place. No topo da torre está uma estátua do Anjo Miguel, patrono da cidade de Bruxelas.

O prédio é totalmente assimétrico, reza a lenda que o homem que o projetou subiu até a mais alta janela e depois se jogou e morreu porque um lado ficou maior que o outro. Acontece que o lado esquerdo foi construído primeiro, e quando foram construir o outro lado já haviam duas outras casas próximas e acabou ficando menor. Pelo menos é o que dizem.



Maison du Roi
Casa do Rei, hoje Museu de Bruxelas, foi construído em 1536 e nunca serviu para casa de Rei algum, mas já foi usada como cadeia e como centro de arrecadação de impostos. É o segundo prédio mais imponente da Grand Place e como Museu (Musée de La Ville), fica aberto de terça à domingo das 10h às 17h. A entrada é gratuita para menores de 18 anos e normalmente custa €3,00. Entre tapeçarias e pinturas, conta com uma coleção de mais de 600 trajes especialmente criados para o Manneken Pis.

Quando eu visitei, o prédio estava todo decorado, pois haveria uma festa pré-Tomorrowland durante a tarde.




Comic art scene
Bruxelas não é só cerveja e chocolate, ela também é conhecida pelos cartoons. Aliás, você sabia que os Smurfs são da Bélgica? Eles também criaram as Aventuras de Tintim, e é possível ver vários cartoons pintados por toda a cidade. Há um mapa onde mostra onde estão todos os desenhos, se você é fã, vale a pena conferir!


Manneken Pis
Traduzindo, Garoto a Urinar, é um dos maiores símbolos da Bélgica. É conhecida por ser decepcionante, pois é muito menor do que realmente parece ser, tem apenas 60cm. Criada no século XXVI, a inspiração continua desconhecida e o mistério levou à criação de várias lendas. Uma das versões conta que no final do século XII, o filho de um duque foi encontrado fazendo xixi contra uma árvore no meio de uma batalha e foi por isso celebrizado numa estátua de bronze como símbolo da coragem militar do país.

Ele estava vestido quando eu visitei, eles trocam sua roupa de acordo com a ocasião e festividade.


The Stock Exchange
A Bolsa de Valores de Bruxelas, foi fundada por decreto de Napoleão em 1801. No ano 2000, ela se fundiu com a Paris Bourse, Exchange e as bolsas de valores de Amsterdam para formar a Euronext NV, a primeira bolsa pan-europeia de ações e derivados, com negociação e compensação de todos os produtos, e foi renomeada Euronext Bruxelas. Agora pertence ao grupo NYSE Euronext, a primeira bolsa global.



St Nicolas' Church
Uma igreja bem antiga, do século XIV, mas foi bastante danificada com os bombardeios que já ocorreram em Bruxelas. Com restaurações ocorridas a igreja perdeu as características originais. É dedicada ao São Nicolau, padroeiro dos comerciantes e vale visitar pois apesar de pequena é muito bonita.



The Monnaie Opera
De Mundo/la Monnaie, atualmente Ópera Nacional da Bélgica, uma instituição federal, faz do teatro sua residência.



Galeries Saint Hubert
A galeria oferece o que a Bélgica tem de melhor em termos de moda, alimentos e design. Desde a sua construção em 1847, o lugar é um destino da classe alta na Bélgica. O local foi construído para que a emergente classe burguesa pudesse evitar os bairros mais suspeitos de Bruxelas. Hoje, é rua movimentava da cidade e acessível a todos.

É maravilhosa, mas durante o tour você não tem tempo de visitar a galeria inteira. Vale a pena voltar e dar uma olhada com mais calma.



Cathedral of St Michael and St Gudula
A Catedral de São Miguel e Santa Gudula é muito bonita, mas estava em reforma quando eu visitei então não pudemos atravessar as grades. Fundada em 1047, a catedral foi renovada no século XIII em estilo gótico. O coro foi construído entre 1226 e 1276 e a fachada foi concluída em meados do século XV.


Brussels Park
Eu visitei Bruxelas no dia 21 de julho e era Feriado Nacional. Visitamos esse parque com várias festividades e atrações. O parque era bonito, mas confesso que em matéria de parque, ninguém ganha de Dublin.





The Royal Square
Como era feriado, a rua estava fechada para um desfile e nós não conseguimos chegar perto do Royal Place, que é o Palácio oficial dos reis belgas. O início da construção foi em 1783 e foi concluído como vemos hoje em 1934.




Mont des Arts
No tour terminou na Mont des Arts, com uma vista linda de Bruxelas. Como era Feriado Nacional, eu senti um clima tenso na cidade por medo de atentados terroristas, era possível ver muito policiamento nas ruas, fora do normal mesmo.





Eu recomento muito esses walking tours, minha estadia em Bruxelas não teria sido tão proveitosa se eu não tivesse feito. Lembrando que esses free tours trabalham com um sistema de gorjetas para os guias no final do passeio, você contribui se quiser e quanto puder.

Depois do tour eu fui almoçar, tomar cerveja belga, comprar chocolate e aproveitar o dia até começar a festa pré-Tomorrowland, que eu conto com mais detalhes em outro post. Espero que tenham gostado!


Para acompanhar meu dia a dia em Dublin, siga-me nas Redes Sociais:

Facebook: Tá na Europa
Twitter: @YoSoyTa_
Snapchat: talitanossol
Instagram: @talitanossol


:*

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dúvidas, sugestões e recadinhos são bem-vindos!