30 julho 2016

1 ano de Irlanda


1 ano, 12 meses, 365 dias, 8 países, muitos lugares novos, pessoas, amores, amigos, sabores, sensações.

Uma vida em 1 ano.

Escrevo esse texto direto de Cracóvia, na Jornada Mundial da Juventude. Não poderia estar em lugar e companhia melhores para celebrar esse meu primeiro ano de intercâmbio. Um ano completo de realizações de sonhos.

E foi tão bom que eu disse sim. Sim para Dublin, sim para a Irlanda, sim para a Europa. Acho que ainda tenho mais coisas para conquistar por aqui. por isso ainda não é hora de voltar. Não sei quanto tempo quero ficar, mas também sei que não é a hora de partir.

Que venham os próximos capítulos...

29 julho 2016

Estudando na Erin School of English: Isabela Mendes Moura

Maaais uma entrevista, dessa vez para falar sobre a Erin, a escola que eu estudei. Meu curso acabou há 5 meses e agora a Bela veio contar como estão as coisas por lá. Obrigada Belaa! <3



Nome:
Isabela Mendes Moura.

Quantos anos você tem? Natural de qual cidade/Estado?
22 anos, natural de Blumenau/Santa Catarina.

Como surgiu a ideia do intercâmbio?
Foi de repente! Estava no último ano da faculdade, e estava na praia com minha família, até que meu padrinho perguntou se eu não gostava de vir morar na Europa após terminar a faculdade, tendo em vista que tenho família em Londres. E então a ideia inicial serio Londres, mas conforme o tempo foi passando os planos mudaram pra Dublin.

Está na Irlanda há quando tempo? E quanto tempo pretende ficar?
Estou há pouco mais de 4 meses e ainda não sei quanto tempo pretendo ficar, mas no mínimo até novembro.

Como é estudar na Erin? O que mais gosta da escola? E o que menos gosta?
Eu particularmente adoro a Erin. Acredito que ela evoluiu muito de uns meses pra cá! Eu gosto muito do horário das aulas, porque se encaixa muito bem com os empregos que consegui, e no momento adoro a turma que estou estudando e meu professor. O que menos gosto é a infraestrutura de algumas salas, mais especificamente das mesas e cadeiras e não ter bebedouro. Fora isso, está tudo ótimo.

Qual nível está estudando?
Estou no intermediário.

Recomenda que outras pessoas estudem na Erin?
Sim, principalmente quem não quer gastar muito com escola.

Está trabalhando? Como foi para conseguir emprego?
Sim, no momento estou em 3 empregos. Já estive em 5 ao mesmo tempo. Não foi fácil, mas também não foi tão difícil, vagas têm basta você estar disponível e ter vontade de conseguir! O primeiro, que geralmente é o mais difícil foi por indicação, depois desse os outros vieram logo após, pois percebi que só um emprego pra mim não era o suficiente, então levantei do sofá e fui atrás dos outros.

Qual dica você dá para quem está prestes a embarcar para Dublin?
Minha dica seria: pesquisem antes de vir! Pesquisem sobre a cidade, sobre o povo, sobre a Irlanda, sobre os costumes, e etc. Muitas pessoas chegam aqui sem saber de coisas básicas e acho isso imprescindível quando se vai morar em outro país.

Deixe uma mensagem para quem sonha fazer intercâmbio:
Apenas faça! Não desista de fazer! É a experiência mais enriquecedora da vida!











Para acompanhar meu dia a dia em Dublin, siga-me nas Redes Sociais:

Facebook: Tá na Europa
Twitter: @YoSoyTa_
Snapchat: talitanossol
Instagram: @talitanossol


:*

27 julho 2016

Estudando da DCAS: Camila Luft

Hoje trazemos mais uma entrevista sobre a DCAS - Dublin College of Advanced Studies com a minha amiga Camila Luft. Camila obrigada pela disponibilidade e pelas palavras!




Nome:
Camila de Castro Luft.

Quantos anos você tem? Natural de qual cidade/Estado?
25 anos, de Parobé/Rio Grande do Sul.


Como surgiu a ideia do intercâmbio?
Sempre quis fazer intercâmbio e fim do ano passado larguei meu emprego. Com o dinheiro do acerto comprei o pacote de intercâmbio.


Está na Irlanda há quanto tempo? E quanto tempo pretende ficar?
Estou aqui há 4 meses e gostaria de ficar pra sempre, amo esse lugar.

Como é estudar na DCAS? O que mais gosta na escola? E o que menos gosta?
Olha estudar lá é bom, mas não é maravilhoso. Os professores são bons, mas a infraestrutura da escola deixa a desejar. Eu gosto, mas não pretendo renovar lá. Eu acho que eles deviam ensinar mais gramática, a maioria das aulas a gente só bate papo.

Qual nível está estudando?
Estou no B1.

Recomenda que outras pessoas estudem na DCAS?
Eu recomendaria procurar uma escola com melhor estrutura.

Está trabalhando? Como foi para conseguir trabalho?
Sim, tenho dois empregos. Sou housekeeper no Intercontinental Hotel nos fins de semana e durante a semana ou cleaner em vários offices. Consegui meus dois empregos no site jobs.ie e indeed.ie.

Qual dica você dá para quem está prester a embarcar para Dublin?
Traga coisas pra vender, cigarros, remédios... e traga roupa de verão, porque aqui também faz calor. hehe

Deixe uma mensagem para quem sonha em fazer intercâmbio:
Venha para Dublin sem medo! Se você tiver força de vontade tudo vai dar certo. Eu vim e foi a melhor escolha da minha vida. Não pense por um momento que é dinheiro botado fora. Foi o dinheiro mais bem investido da minha vida.





Para acompanhar meu dia a dia em Dublin, siga-me nas Redes Sociais:


Facebook: Tá na Europa
Twitter: @YoSoyTa_
Snapchat: talitanossol
Instagram: @talitanossol


:*

25 julho 2016

Estudando na Malvern House: Kelly Martins da Costa

Em mais uma entrevistas com amigos que já estão aqui em Dublin, hoje é a vez da Kelly que estuda na Malvern House, obrigada Kel pela disponibilidade!



Nome:
Kelly Martins da Costa

Quantos anos você tem? Natural de qual cidade/Estado?
Tenho 25 anos, nasci em Londrina/Paraná.

Como surgiu a ideia do intercâmbio?
Desde o colegial quando eu descobri que o mundo era enorme e poderia ser explorado a ideia surgiu, mas esse pensamento ficou muito mais forte há uns 3 anos quando eu já tinha passado por algumas empresas no Brasil trabalhando como artista gráfica e fotógrafa e o sonho de adolescente foi tomando força, era uma necessidade de explorar um novo país e uma nova cultura que cresceu em mim. Eu queria descobrir do que eu era capaz com uma experiência dessa, e aqui estou.

Está na Irlanda há quanto tempo? E quanto tempo pretende ficar?
Há 4 meses e meio cheguei na Ilha Esmeralda e o meu visto tem duração de 8 meses, então retorno ao Brasil em novembro. Tenho namorado no Brasil e planos para minha vida lá, gostaria de ficar mais tempo, mas o coração me chama.

Como é estudar na Malvern? O que mais gosta da escola? E o que menos gosta?
A Malvern House pra mim é uma escola boa, mas com muitos problemas que não apenas ela enfrenta aqui em Dublin. A escola tem uma estrutura muito boa, com atividades extra-sala, festa mensal para os novos alunos, mas como nada são flores, além da escola ter muitos brasileiros (o que pra mim é um ponto negativo, falando em questão de aprender inglês com um mix muito baixo de nacionalidades) tive problema para me adaptar com o livro que nos foi apresentado em sala, mas acredito que tenho sorte de ter professores bons e que sabem improvisar para termos uma boa aula. Lá conheci pessoas incríveis, e o clima é sempre muito agradável, e os funcionários muito educados.

Qual nível está estudando?
Intermediário.

Recomenda que outras pessoas estudem na Malvern?
Depende muito do que você procura em uma escola, acredito que para aquelas pessoas que estão focadas em melhorar seu inglês de forma mais rápida não seja a melhor escolha, justamente por estar lotada de brasileiro (e isso dentro de sala pode atrapalhar muito, com as pessoas falando em português). É uma escola cara, e eu recomendaria outra com custo benefício melhor.

Está trabalhando? Como foi para conseguir emprego?
Atualmente trabalho como cleaner e nesse fim de semana comecei a trabalhar como floor staff em um Pub. Mas tenho sorte, desde o meu primeiro mês eu trabalho aqui, seja como cleaner, fazendo ficos, sendo hostess em apartamentos de Airbnb ou como waitress em um Cassino, que foi indicado pela minha amiga Thayse que mora aqui a alguns anos e me ajudou com minha primeira experiência de trabalho em Dublin. Mas o ponto inicial é, fale pra todo mundo que quer e precisa de emprego e corra atrás.

Qual dica que você dá para quem está prestes a embarcar para Dublin?
Eu vim muito bem preparada, tenho amigos e conhecidos que me ajudaram muito com seus relatos e dando dicas, então muitos detalhes importantes par ter uma chegada tranquila e com pouca dor de cabeça foram antecipados. Então pesquise sobre TUDO... clima, roupas, acomodação, valores de tudo, mas o mais importante é: venha com a mente aberta

Deixe uma mensagem para quem sonha em fazer intercâmbio:
É uma nova cultura, clima atípico para nós brasileiros, aproveite cada detalhe do que você gosta no Brasil para chegar aqui de braços abertos para aproveitar tudo o que o intercâmbio e Dublin tem para te oferecer. A Irlanda é incrível e a sua experiência de vida aqui será desafiadora.







Para acompanhar meu dia a dia em Dublin, siga-me nas Redes Sociais:

Facebook: Tá na Europa
Twitter: @YoSoyTa_
Snapchat: talitanossol
Instagram: @talitanossol



:*

23 julho 2016

Estudando em Galway: Alessandro Silva

Algumas pessoas tem vontade de ir estudar inglês em outras cidades da Irlanda que não seja Dublin. Meu flatmate estudou em Galway e contou a experiência dele por lá, valeu Ninja!




Nome:
Alessandro Gonçalves Teixeira Silva.

Quantos anos você tem? Natural de qual cidade/Estado?
25 anos, natural de Brasília, porém criado em Minas Gerais.

Como surgiu a ideia do intercâmbio?
Desde novo queria conhecer outros países e morar por mais tempo, já estava definido Austrália, porém de última hora com o aumento do dólar e euro decidi vir para a Irlanda.

Há quanto tempo está na Irlanda? E quanto tempo pretende ficar?
1 ano e 1 mês, pretendo ficar mais 7 meses.

Como é morar em Galway?
Galway é uma cidade muito amigável sendo que a principal rua é a Shop Street, tudo se passa por ali, muitos artistas de rua, o ano inteiro, todo dia. De domingo a quarta a cidade é muito parada e principalmente no inverno, porém pode ser um pouco ruim para jovens ou quem curte balada. Porém de junho a setembro é muito agitada, pra mim sendo melhor que Dublin, pois tudo se mistura em 4 pubs, praticamente um em frente ao outro. Com relação a aluguel pagava 340 euros com tudo incluso em uma casa enorme e nova, em cima do principal shopping da cidade com elevador de acesso direto ao supermercado Dunnes. Com relação ao clima, Galway chove mais e faz um pouco menos frio em relação a Dublin. Em emprego Galway é fraco, e se arrumar vai achar somente para se manter part time.

Por que escolheu estudar no interior?
Escolhi Galway, pois alguns amigos não me indicaram Dublin.



Em qual escola estudou? O que mais gostou na escola? E o que menos gostou?
Minha escola foi Galway Culture Institute, uma das melhores que já vi. Professores qualificados, somente às vezes não facilitam para te entender quando conversamos ou conversam muito rápido. Somente irlandeses trabalham na escola, e na minha sala tinham 4 brasileiros e 7 gringos.

Qual nível estudou?
Eu entrei no primeiro nível, não falava nada de inglês, quer dizer, falava Hi e How Are You, só isso. Depois de 6 meses terminei no último nível, C1 Advanced, mas também estudei muito em casa e namorei uma nativa, isso potencializou meu inglês. Hoje me comunico sem problemas, e entendo a maioria tirando os bêbados irlandeses hehehe.



Você recomenda que outras pessoas estudem na Galway Culture Institue?
Indico sim para quem pode pagar, é bem salgado o preço dela, na época paguei 12 mil reais. Mas acho que se a pessoa é esforçada não necessita de escola boa, escola é somente um empurrão.

Está trabalhando? Como foi para conseguir emprego?
Em Galway fiz somente ficos descontando estoques em supermercados, trabalhei de garçom, hoje moro em Dublin, mudei no meio do meu intercâmbio, logo depois que finalizei as aulas. Em Dublin é muito mais fácil de achar emprego e se consegue ganhar mais pagando suas coisas e lhe restando um pouco para passear. Arrumei este emprego em uma balada este emprego em uma balada, conheci uma nativa e ela acabou me empregando como ajudante de cozinha.

Qual dica você dá para quem está prestes a embarcar para a Irlanda?
Meu conselhos são, venham com o máximo de inglês possível tipo pré-intermediário ou intermediário, sua estadia aqui vai ser mais aproveitada (irá praticar mais), se você quer trabalhar tente enturmar com pessoas que já estão aqui mais tempo, pois podem te ajudar. Sempre saia de casa, vá a encontros para prática de inglês no pubs aqui, se for tímido, mude, aqui não tem tempo para timidez. Você gastou muito dinheiro para ficar dentro de casa, e quando ficar, estude... youtube, google, tem muitos sites. Aproveitei muito minha estadia em Galway, hoje estou em outro tempo, trabalhando muito, juntando dinheiro para conhecer novos lugares. Sempre se voluntarie para aprender serviço, já ensinei 3 pessoas a trabalhar que depois arrumaram trabalho fácil.

Deixe uma mensagem para quem sonha em fazer intercâmbio:
Esse país é maravilhoso, venham que vocês vão passar por coisas que nunca imaginaram que passariam.







Para acompanhar meu dia a dia em Dublin, siga-me nas Redes Sociais:

Facebook: Tá na Europa
Twitter: @YoSoyTa_
Snapchat: talitanossol
Instagram: @talitanossol


:*

21 julho 2016

Estudando na DCAS: Juliana Lotti

Hoje trazemos uma entrevista com a Ju que estudou na DCAS, Dublin College of Advanced Studies. Obrigada ju pelas palavras e pela disponibilidade!



Nome:
Juliana Sorrentino Lotti

Quantos anos você tem? É natural de qual cidade/Estado?
27 anos, São Bernando do Campo/SP.

Como surgiu a ideia do intercâmbio?
Surgiu quando eu queria minha independência, sair da casa dos meus pais e foi muito bom por sinal, pois queria mudar totalmente minha vida e aprender inglês. Eu tinha muita dificuldade de aprender inglês no Brasil. Como eu tinha conhecido que vieram para Dublin, procurei saber melhor e foi o lugar mais em conta.

Está na Irlanda há quanto tempo? E quanto tempo pretende ficar?
Estou aqui há 11 meses, e pretendo ficar alguns anos. Não sei dizer quanto tempo, gosto muito de morar aqui, mas tenho minha família no Brasil. Amo essa cidade, é pequena, tem facilidade de encontrar as pessoas, como se fosse no interior do Brasil. E como tem muitos brasileiros, você não se sente tão sozinha no mundo dos europeus.

Como é estudar na DCAS? O que mais gosta na escola? E o que menos gosta?
O que gostei mais da DCAS foram os professores, tive professores excelentes, o aprendizado foi muito bom. Mas tem muita troca de professores, quando você se acostuma com um, eles mudam. Falta organização, muitas vezes eu recebi carta de advertência sem mesmo ter faltado na aula. A localização é ótima, bem no centro de Dublin.

Qual nível está estudando?
Entrei no básico e terminei no intermediário.

Recomenda que outras pessoas que estudem na DCAS?
Recomendo, é uma escola barata, mas você precisa ficar atento aos pequenos problemas e principalmente com faltas.

Está trabalhando? Como foi para conseguir emprego?
Sou fisioterapeuta e quando vim para Dublin, vim com a cabeça aberta para trabalhar em qualquer coisa. Logo que cheguei fiquei 1 mês parada e aí comecei a fazer massagem nas casas das meninas, por indicação de amigos, e assim foi surgindo a oportunidade de trabalhar na minha área. Depois de um tempo eu tinha interesse de trabalhar em pubs e apareceu a oportunidade, hoje em dia trabalho como Floor Staff também, além de trabalhar na minha área. É uma experiência diferente e que todos deveriam passar, porque você amadurece e dá mais valor as pequenas coisas da vida.

Qual dica você dá para quem está prestes a embarcar para Dublin?
Acho que a pessoa precisa vir com a mente aberta para que as coisas aconteçam de uma forma natural. Tomaria cuidado com dinheiro, porque no começo você gasta muito e a toa. Você precisa pensar que você ficará bastante tempo, e um dinheiro que você gasta no começo pode fazer falta no final.

Deixe uma mensagem para quem sonha em fazer intercâmbio:
Espero que você tenha sorte e sabedoria, porque é do seu caminho que a sua viagem pode ser um sucesso ou um fracasso.






Para acompanhar meu dia a dia em Dublin, siga-me nas redes sociais:

Facebook: Tá na Europa
Twitter: @YoSoyTa_
Snapchat: talitanossol
Instagram: @talitanossol


:*

19 julho 2016

Comprinhas na Penneys

Depois do post de comprinhas da H&M, chegou a vez da Penneys. Geralmente compro coisinhas mais básicas por lá, vamos lá:

Calça jeans cintura alta skinny - €8,00
Primeira calça jeans que compro em Dublin, vestiu super bem!

6 pares de brincos - €1,50
Eu não sei vocês, mas eu amo esses brincos imitação de pérolas. É possivelmente o acessório que mais usei na vida e perco na mesma proporção que amo.

8 lenços de papel - €1,50
Sempre usa e que coisa fofa essa embalagem da Minnie HAHA

5 pares de meia - €2,30
Uso muito meia preta para trabalhar, esse modelo é das mais compridinhas.

Colete - €5,00 (promoção)
Esse estava com mais de 50% de desconto.

Blusinha jeans - €9,00
Sempre quis uma dessas e amei!

Bolsa - €5,00 (promoção)
Achei uma graça e nunca tinha nenhuma bolsa parecida.

Tênis - €7,00
É o segundo tênis nesse estilo que compro na Penneys, acho super confortável.

Blusinha - €3,00
Bem básica né, adoro.

Toalha de microfibra - €4,00
Ideal para quem vai viajar, bem prática.

Rolos anti penugem - €1,50
Isso é muito caro no Brasil, lembro que paguei uns 14 reais antes de vir pra cá.

Tem mais posts de compras na Penneys aqui no blog, se quiser vê-los é só clicar aqui.


Para acompanhar meu dia a dia em Dublin, siga-me nas Redes Sociais:

Facebook: Tá na Europa
Twitter: @YoSoyTa_
Snapchat: talitanossol
Instagram: @talitanossol



:*

17 julho 2016

Estudando na ECM e na Infinity: Laura Hartz

Faz tempo que eu não postava aqui no blog entrevistas com a galera que já está aqui e dessa vez decidi trazer uma diferente, alguém que já renovou o visto aqui em Dublin. Obrigada Laura pela disponibilidade e por dar o seu depoimento!



Nome:
Laura Dalcin Hartz

Quantos anos você tem? Natural de qual cidade/Estado?
27 anos, sou natural de Parobé/RS.

Como surgiu a ideia do intercâmbio?
Eu sempre tive vontade de viajar e aprender inglês, então em 2014 eu juntei um dinheiro e pensei em fazer um mochilão de 1 mês pela Europa, foi quando minha mãe falou para eu fazer um intercâmbio que seria muito melhor para mim, então comecei a pesquisar lugares e a Irlanda foi a melhor opção financeiramente falando.

Está na Irlanda há quanto tempo? E quanto tempo pretendo ficar?
Estou na Irlanda há 1 ano e 4 meses, não tenho um tempo estimado para ficar, vou ficar até o dia que achar ou conquistar tudo aquilo que quero aqui.

Em quais escolas estudou? Qual a diferença entre elas? O que mais gosta e o que menos gosta nelas?
Minha primeira escola foi a ECM eu gostei de estudar lá, cheguei sem nenhum inglês e percebi uma grande evolução no meu inglês o tempo que estudei lá. É uma escola bem rígida, com professores muito bons. Eu não gostava muito das regras que eles tinham, por exemplo, se você faltasse duas vezes na mesma, era suspenso 1 semana inteira e precisava falar com o diretor para explicar porque faltou, o diretor não era uma pessoa de fácil acesso, então achava um pouco desnecessário esse tipo de tratamento pois todos ali eram adultos e sabiam dos seus deveres. Fora isso, é uma boa escola.
Agora eu estudo na Infinity, gosto muito de lá. Já cheguei com um inglês um pouco melhor, o que facilitou muito a minha vida. Os professores são muito bons, todos os funcionários são muito atenciosos, é uma escola um pouco menor e acho que por isso me sinto mais a vontade, se fosse para eu escolher entre ECM e Infinity, prefiro a Infinity por ser uma escola com mais fácil acesso a tudo o que você precisa e o ensino é mais tranquilo e mais fácil de entender. Eles te dão mais liberdade, a ECM te pressiona mais e eu não funciono muito bem sobre pressão, prefiro me sentir mais livre.

Qual nível está estudando?
Intermediário.

Recomenda que outras pessoas estudem nas mesmas escolas que você estudou?
Recomendo as duas escolas, como respondi na outra questão, eu prefiro a Infinity, mas ambas são boas escolas e qualquer uma das duas que você escolher, tenho certeza que terá uma boa experiência.

Está trabalhando? Como foi para conseguir trabalho?
No momento não estou trabalhando, mas já trabalhei como homecare e au pair, em ambos fui indicada. Para mim a parte mais difícil do intercâmbio é arrumar emprego, pois tem muita concorrência se tu não tem um inglês muito bom dificulta ainda mais, a maioria dos empregos tu consegue por indicação, mas claro que tudo depende do teu esforço, quem corre atrás consegue algo com certeza.

Qual dica você dá para quem está prestes a embarcar para Dublin?
Acho que a principal dica é você vir preparado para tudo, saber que aqui tudo é mais difícil, pois você está em um outro país, que fala outra língua, outros costumes, venha de mente e coração aberto, pois tenho certeza que será a melhor experiência da tua vida.

Deixe uma mensagem para quem sonha em fazer intercâmbio:
Fazer um intercâmbio tem sido a melhor experiência da minha vida. Se você tem essa oportunidade agarre com unhas e dentes, você vai se tornar outra pessoa, acho que o intercâmbio é aonde você realmente se conhece. Eu posso dizer que hoje em dia sou outra pessoa, uma pessoa muito melhor e gostaria que todas as pessoas pudessem ter a mesma oportunidade que eu tive.





Ps: A ECM mudou a direção e agora se chama The English Studio Dublin, mas ainda é conhecida aqui por ECM.

Para acompanhar meu dia a dia em Dublin, siga-me nas Redes Sociais:

Facebook: Tá na Europa
Twitter: @YoSoyTa_
Snapchat: talitanossol
Instagram: @talitanossol


:*

15 julho 2016

Como tirar seu PPS



Depois de quase 1 ano morando em Dublin finalmente consegui tirar meu tão sonhado PPS (Personal Public Service Number), que é equivalente ao nosso CPF no Brasil. Com esse número você tem acesso aos benefícios de assistência social, informações e serviços públicos como a carteira de motorista, além de ser necessário para se registrar e trabalhar legalmente no país.

Explico: eu trabalho desde o meu segundo mês em Dublin como au pair e childminder, mas nunca tinha sido registrada. Então mesmo trabalhando as horas permitidas pela imigração, na prática meu trabalho era ilegal porque era sem registro e sem PPS.

Antes o pessoal tirava o seu PPS de boa, mas ano passado as regras mudaram e para conseguir tirar o seu, precisa de uma carta do seu empregador solicitando o número. Ou seja, você precisa de um trabalho legal e uma empresa disposta a dar essa carta para você.

Por conta disso, várias vagas de emprego são para quem já tem PPS, para facilitar a vida deles. Porém dificulta a nossa, pois como você precisa de um emprego para conseguir o seu e muitas vagas querem que você já tenha PPS para começar, acaba-se perdendo várias oportunidades.

Então depois de 10 meses da Ilha Esmeralda consegui um emprego part time de Floor Staff em um pub que me forneceu essa carta. 

Como solicitar seu PPS

É necessário um agendamento online para tirar seu PPS que geralmente demora uns 15 dias, portanto assim que você conseguir seu emprego já pode fazê-lo nesse site. É só selecionar a opção Appointments e escolher a data e horário que você quer. No meu caso, fiz a solicitação dia 20/06 e só consegui data para 06/07.

Agendamento feito é só comparecer no local indicado com os seguintes documentos:
- Carta do empregador
- Passaporte
- Comprovante de endereço

Como comprovante de endereço, eles aceitam um extrato bancário caso você não tenha nenhuma conta no seu nome aqui na Irlanda.

Chegando no dia, horário e local do agendamento, um atendente te dará um formulário para preencher e logo após te passará o número do guichê que você deve ir. Importante, eles NÃO vão chamar você no guichê, quando der seu horário você deve se dirigir a ele. Digo isso porque uma amiga ficou esperando chamarem e depois que passou o horário não queriam mais atendê-la.

No guichê é bem rápido, ele preenche seus dados, faz algumas perguntas, tira a foto e acabou. Foi bem rápido, desde que cheguei fiquei lá dentro apenas uns 20 minutos.

Solicitei o PPS numa quarta-feira, na segunda recebi uma carta com o número e na outra quarta já recebi o cartão. Agora só ligar no número indicado para ativá-lo.

É isso, o processo é muito simples, desde que você tenha a carta do empregador. Depois do PPS, há um formulário que você precisa preencher por ser o seu primeiro emprego na Irlanda, o 12A. Quando fizer tudo isso também explico os passos em outro post.



Para acompanhar meu dia a dia em Dublin, siga-me nas Redes Sociais:

Facebook: Tá na Europa
Twitter: @YoSoyTa_
Snapchat: talitanossol
Instagram: @talitanossol


:*

13 julho 2016

Comprinhas na H&M

Hoje o post é bem calcinha, vim compartilhar algumas comprinhas que fiz essa semana aqui em Dublin.

Fazia muito tempo que eu não comprava nada, meses mesmo. Estava juntando dinheiro para a minha renovação e cada centavo era valioso. Mas como paguei finalmente a escola semana passada me dei ao luxo de comprar algumas coisinhas novas, também sou filha de Deus né!

Fui na H&M, que é uma rede de lojas sueca muito famosa presente em mais de 40 países, com certeza vocês já ouviram falar. Comprei algumas peças na loja da Henry St e outras na da Dame St.

Eu particularmente gosto muito da H&M, eles têm um preço bem bacana e não é tão fácil encontrar alguém na rua com a mesma roupa que você, como sempre acontece da Penneys. Geralmente quando quero uma roupa melhorzinha para sair, acabo comprando lá.

Macaquinho - €10,00 (promoção)
Aliás, chora nesse look Dublin que é sempre acompanhado com uma sombrinha HAHAHA

4 meias calças - €4,99

Vestido - €7,00 (promoção)

Blusinha - €3,00 (promoção)

Brincos - €4,00 (promoção)

Esse vestido comprei há uns 2 meses, para o meu aniversário lá. Paguei €7,00, também promoção.



Logo mais tem post de comprinhas na Penneys, outra loja que é bem famosa por aqui. Eu adoro esse tipo de post, porque acho que dá uma noção bem boa de preços para que está vindo para a Irlanda, espero que gostem!



Para acompanhar meu dia a dia em Dublin, siga-me nas Redes Sociais:


Facebook: Tá na Europa
Twitter: @YoSoyTa_
Snapchat: talitanossol
Instagram: @talitanossol

:*