30 maio 2016

10 meses na Irlanda


Mês de maio, mês do meio aniversário, mês de inferno astral, despedidas, descobertas e novas experiências. Assim foi meu 10º mês na Irlanda.

Uma das minhas melhores amigas voltou para o Brasil, foi bem difícil, mas bem difícil mesmo. Porque a saudade vem com o dia a dia, e não com a despedida no aeroporto. Um dia após o outro...

E trintei! A melhor parte de fazer 30 anos é todo mundo dizer que você não parece que tem 30! Brincadeiras à parte, me sinto feliz e realizada de ter comemorado meus 30 anos aqui, com a sensação de que a vida não está passando em branco.

Fiz uma tatuagem, participei do Retiro de Pentecostes dos Católicos em Dublin, o qual foi maravilhoso! Também minha inscrição para a JMJ Cracóvia 2016 já foi feita e estou na contagem regressiva! Agora menos de 2 meses.

Contagem regressiva também para o show da Rihanna no Aviva Stadium, menos de 1 mês. Não me aguento de ansiedade, será a realização de um sonho!

No trabalho, fiz algo diferente esse mês. Minha amiga foi viajar e fiquei no lugar dela como Floor Staff em um pub. Esse é o trabalho de quem passa a noite recolhendo copos e limpando mesas e o chão quando está sujo. Foi uma experiência bem diferente, ainda vou trabalhar mais 3 dias no lugar dela semana que vem. Depois faço um post só sobre isso, explicando bem esse trabalho que é comum aqui em Dublin.

Agora está escurecendo quase 10h da noite e amanhecendo antes das 5h da manhã. Maio foi o melhor mês que peguei aqui em questão de clima: pouca chuva e dias bem lindos e quentes com muito sol. Esse verão promete!

Para acompanhar meu dia a dia em Dublin, siga-me nas Redes Sociais:

Facebook: Tá na Europa
Twitter: @YoSoyTa_
Snapchat: talitanossol
Instagram: @tailtanossol

;*

27 maio 2016

Pelo meu direito de ir e vir



Esse post estava no meu rascunho desde 18/03, quando eu ainda estava de férias no Brasil. Acabei deixando, mas agora acho um momento bem pertinente para postar.

Passei aproximadamente 20 dias lá, e se eu tinha alguma dúvida sobre renovar meu visto ou não, elas acabaram junto com o meu medo de ser mulher no Brasil, que eu infelizmente fui obrigada a relembrar.

A dúvida acabou quando eu quis ir na casa da minha vó às 19h, que mora a 2 minutos andando da minha casa, e meu pai teve que me acompanhar até lá porque tinham homens na escada bebendo. Também acabou no mesmo momento em que eu tive que ligar para o meu pai ir me esperar no portão quando quis voltar. 2 minutos da minha casa.

Minha família mora em Rio Negrinho, cidade de aproximadamente 40 mil habitantes no planalto norte de Santa Catarina. O fato é que sendo mulher, você não está segura em nenhum lugar no Brasil. Não importa se a cidade é pequena ou grande.

Não vou dizer aqui que a Irlanda é o lugar mais seguro do mundo, mas eu vou e volto a pé da balada, e se encontro um homem no caminho, não tenho medo de ser estuprada. Aqui é raríssimo alguém mexer com você na rua. As pessoas falam que os europeus são devagar, mas são diferenças culturais. Só entende quem é mulher e quem vive isso.

Eu poderia ficar até amanhã relatando os inúmeros casos de assédio que já sofri no Brasil, dos mais ´inocentes´ aos mais absurdos, como em um dia que um cara me seguiu de carro até em casa só porque eu não quis falar com ele no sinal.

Não é só pela moça de 16 anos que foi violentada por mais de 30, é por cada mulher que é estuprada a cada 11 minutos no Brasil, segundo dados divulgados pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública no final do ano passado. Em 2015, o país registrou 47.646 casos de estupros. 47.646 vidas destruídas, eu mesma preferia morrer.

Enquanto eu não posso ir na casa da minha vó assistir a novela com ela sem ter medo de ser estuprada nos 2 minutos do caminho, eu prefiro ficar aqui. Pelo meu direito de ir e vir. Pelo meu direito de ser livre. Pelo meu direito de ser respeitada como mulher.

Triste.




Para acompanhar meu dia a dia em Dublin, siga-me nas Redes Sociais:

Facebook: Tá na Europa
Twitter: @YoSoyTa_
Snapchat: talitanossol
Instagram: @talitanossol

:*

23 maio 2016

Perdendo um ente querido no intercâmbio



Semana passada vivi algo que não gostaria e não desejo para ninguém: perder um ente querido durante o período do intercâmbio.

Ninguém quer perder alguém que ama em nenhum momento da vida, claro. Mas quando decidimos morar fora do país temos que estar cientes de que tudo pode acontecer, e sim, estamos longe da família e consequentemente não vivendo momentos importantes perto deles.

Minha tia era super saudável e sofreu um infarto fulminante, do nada, não foi possível fazer nada. O sentimento não é só de tristeza, mas também de impotência por estar longe e não poder me despedir e nem confortar minha família.

Cada vez que abro meu facebook e vejo homenagens e fotos dela, não acredito. Eu não acredito que aconteceu, parece que quando eu voltar para o Brasil ela ainda estará lá. Talvez por não ter me despedido de perto, talvez por não ter vivenciado esse momento com a minha família, não consigo sentir no meu coração que ela se foi.

Sempre será lembrada pela pessoa maravilhosa que foi, como uma das fundadoras da Casa da Amizade, e também das amigas do Hospital Rio Negrinho, sempre ajudando várias entidades e a todos. Brilhou aqui na Terra e agora vai brilhar ainda mais no Céu.

Tia Marilda, obrigada por ser essa mulher sempre alegre, sorridente e guerreira. Que algum dia eu possa ser 1/9 do que você foi, sempre será um exemplo para mim. Fica com Deus.

15 maio 2016

Retiro de Pentecostes - Católicos em Dublin

Neste final de semana tive a bênção de participar do Retiro de Pentecostes, organizado pela comunidade brasileira de católicos em Dublin.



Foi maravilhoso! Um dos melhores finais de semana que passei na Irlanda desde que cheguei, é sempre bom estar mais pertinho de Deus. Gostaria de agradecer a todos pela acolhida e por nos proporcionar esse final de semana tão especial.

Depois de 9 meses aqui, foi a primeira vez que participei de um retiro. Sempre ia na igreja e em missas em inglês, mas agora não vou deixar de participar com os brasileiros. Nós temos uma energia diferente, não tem jeito!

Eles sempre organizam retiros, encontros, adorações... para ficar por dentro da programação é só acessar o facebook Católicos em Dublin.

Há também Missas em português todo domingo às 16h na St Mary of Angels, Church Street, Dublin 7.

Para acompanhar meu dia a dia em Dublin, siga-me nas Redes Sociais:

Facebook: Tá na Europa
Twitter: @YoSoyTa_
Snapchat: talitanossol
Instagram: @talitanossol

:*

11 maio 2016

Até logo, Lari

Antes mesmo de vir para Dublin li um texto que comparava o intercâmbio ao Big Brother, já que você precisa se despedir de pessoas quase todas as semanas. As pessoas vêm para a Irlanda para ficarem temporariamente, se você escolher ficar mais tempo, prepare-se: vai ter que se acostumar a dar tchau.

Aqui as coisas são muito mais intensas, tinha um amigo que costumava a falar `mas vocês só se conhecem há tantos meses´, isso aqui em Dublin não significa nada. Uma amizade de meses às vezes pode ser mais intensa e significativa que amizades que você tem desde criança.

Lembro com muito carinho das meninas que conheci na acomodação que fiquei da agência, convivemos pouco mais de 1 semana apenas, mas eu sinto muita saudade. Era um tempo de descobertas, e de certa forma elas me marcaram muito.

Depois me mudei e conheci a Larissa, morei com ela pouco menos de 1 mês, mas mais uma vez o suficiente para me marcar muito. Ela saía para trabalhar às 5h da manhã, mas sempre voltava com um sorriso no rosto, sempre pra cima, alegrando a todos. Entre muita comilança, passeios, compras, fofocas, ou apenas ficar fazendo nada juntas... ela conquistou um lugar especial no meu coração.

Me mudei, fui trabalhar, mas nunca perdemos contato, claro. E as vezes que saímos juntas foram sempre memoráveis. Quando fui despedida, ela me indicou e me ajudou a conseguir esse trabalho tão bom que estou agora, sempre com o coração grande, sempre ajudando à todos.

E por circunstâncias da vida, fomos morar juntas de novo. Dessa vez diferente. Não dividimos só a chave nesse período, dividimos a vida. Ela tinha 3 empregos! De manhã, a tarde e a noite, e mesmo assim continuava sempre com o sorriso no rosto.

Ela juntou dinheiro e fez sua sonhada eurotrip, no dia da sua viagem eu chorei sozinha. Sabia que ela estava realizando um sonho, mas também sabia que eu iria sentir muita falta. Então ela voltou para Dublin para buscar suas malas e teríamos mais alguns dias juntas. No aeroporto, o aperto no coração foi grande, mas também o sentimento de gratidão por ter conhecido uma pessoa tão especial.

Larissa partiu, e o pior da despedida não é dizer tchau em si. É voltar para casa, para a rotina, e saber que a pessoa não estará lá para dividir com você. O sorvete de brownie do Ben & Jerrys nunca mais terá o mesmo sabor, fazer compras na Penneys nunca mais será tão divertido, cozinhar em casa nunca mais será tão gostoso.

Mas estou feliz. Feliz por ter vivido tudo isso, e também com a certeza de que a Larissa vai brilhar no Brasil, assim como brilhou em Dublin.













Lari, você brilha! Obrigada por ter entrado na minha vida, te amo! <3

Para acompanhar meu dia a dia em Dublin, siga-me nas Redes Sociais:

Facebook: Tá na Europa
Twitter: @YoSoyTa_
Snapchat: talitanossol
Instagram: @talitanossol

:*

09 maio 2016

Rihanna oferece bolsa de estudos nos EUA para estudantes brasileiros


Rihanna anunciou hoje um programa global de bolsas em parceria com Clara Lionel Foundation, sua instituição de caridade, que oferecerá bolsas de estudos para estudantes internacionais e americanos para fazerem faculdade nos Estados Unidos.

`Poder presentear com uma educação é realmente uma honra. O ensino superior vai ajudar a promover perspectiva, oportunidades e ensinamentos para um grupo de jovens que realmente merecem isso. Eu estou muito feliz por poder fazer isso.`, disse Rihanna.

Para serem elegíveis para participação neste programa, os candidatos devem ser residentes dos seguintes países: Barbados, Brasil, Cuba, Haiti, Guiana, Jamaica ou EUA e já devem estar cursando bacharel em alguma faculdade de 4 anos ou qualquer outra credenciada nos EUA no ano de 2016-2017.

De acordo com o programa, o valor das bolsas e o número de estudantes pode variar, mas o objetivo é aceitar o maior número de estudantes possível.

O valor das bolsas começam de 5 mil dólares e podem ir até 50 mil, podendo ser renovados por até 3 anos ou até o bacharelado ser completado.

As inscrições para o programa começam a partir do dia 10 de junho. Um comitê vai escolher 50 finalistas baseados em suas performances acadêmicas, demonstração de liderança e participações de atividades na faculdade e na comunidade onde vivem, experiências profissionais e  um essay (espécie de redação).

O anúncio dos contemplados pelo programa será feito em agosto de 2016.

Para maiores informações sobre o programa acesse o site oficial da fundação.


Fonte: Rihanna Navy

Para acompanhar meu dia a dia em Dublin, siga-me nas Redes Sociais:

Facebook: Tá na Europa
Twitter: @YoSoyTa_
Snapchat: talitanossol
Instagram: @talitanossol

:*

05 maio 2016

Bandas irlandesas: Westlife



Seguindo os posts das bandas irlandesas, hoje é meio nostálgico. Quem viveu a febre das boy bands dos anos 90/2000 com certeza lembra do Westlife, e sim, eles são irlandeses. Tudo começou em Sligo, pequena cidade do noroeste da Irlanda.

A banda foi formada em 1998 e eles assinaram um contrato com Simon Cowell, que é conhecido por ter sido jurado do American Idol e agora do The X Factor, o mesmo que lançou mais recentemente o One Direction.

O Westlife fez muito sucesso na Irlanda e no Reino Unido, bem como no resto da Europa. Também foram muito populares na América do Sul, África, Ásia e Oceania. Na tentativa de conquistar os EUA, eles gravaram um dueto com a Mariah Carey, Against All Odds, mas eles nunca conseguiram muito êxito por lá.

A banda mais de 40 milhões de álbuns pelo mundo todo, tendo 14 singles número 1 no Reino Unido, ficando atrás apenas do Elvis Presley e dos Beatles.

Para comemorar os 10 anos da banda, eles fizeram no show em Dublin para 83 mil pessoas no Croke Park. Em 2012 lançaram um álbum Greatest Hits e se separaram após uma turnê de despedida.

Eles têm várias músicas famosas, If I Let You Go fez muito sucesso no Brasil.



O clipe da música My Love é muito interessante, pois foi gravado no Cliffs of Moher, vale a pena conferir novamente.



Para seguir meu dia a dia em Dublin, siga-me nas Redes Sociais:

Facebook: Tá na Europa
Twitter: @YoSoyTa_
Snapchat: talitanossol
Instagram: @talitanossol

:*

01 maio 2016

Confira a lista de shows confirmados para Dublin em 2016

Confesso que ano passado quando comecei a planejar meu intercâmbio, achei a lista de shows agendados para 2015 meio fraquinha. Acontece que 2016 está compensando... haja grana!

Prepara o bolso e vem comigo ver se o seu artista favorito já confirmou shows em Dublin esse ano:

10/05/2016 - Bryan Adams - 3 Arena
27/05/2016 - Bruce Springsteen - Croke Park
29/05/2016 - Bruce Springsteen - Croke Park
12/06/2016 - Nelly - Vicar Street
13/06/2016 - Nelly - Vicar Street
14/06/2016 - Slayer - Olympia Theatre
15/06/2016 - Chris Brown - 3 Arena
21/06/2016 - Rihanna - Aviva Stadium
08/07/2016 - Kodaline - Marlay Park
09/07/2016 - Beyoncé - Croke Park
28/09/2016 - Andrea Bocelli - 3 Arena
09/10/2016 - Nickelback - 3 Arena
01/11/2016 - Justin Bieber - 3 Arena
02/11/2016 - Justin Bieber - 3 Arena
08/11/2016 - Selena Gomez - 3 Arena
18/11/2016 - Rod Stewart - 3 Arena
19/11/2016 - Rod Stewart - 3 Arena
08/12/2016 - André Rieu - 3 Arena
10/12/2016 - Placebo - 3 Arena

Os ingressos você encontra no site do Ticketmaster para comprar.

Aconselho a sempre ficar de olho nos sites Concertful e Dublin Concerts para saber das novidades, além do Ticketmaster é claro.

Para acompanhar meu dia a dia em Dublin, siga-me nas redes sociais:

Facebook: Tá na Europa
Twitter: @YoSoyTa_
Snapchat: talitanossol
Instagram: @talitanossol

:*