Voltando do Brasil fiz conexão na Holanda, e como eram 8 longas horas resolvi sair do aeroporto e dar um passeio por Amsterdam.
Desembarquei 11h30, se você quer sair do aeroporto não deve passar pela segurança de quem vai fazer conexão, deve se dirigir à saída do aeroporto, passando na imigração e explicando que você quer visitar a cidade, ganhando assim o visto.
Primeiro deixei minha bagagem no guarda-volumes, pedi informação e era um lance de escada abaixo, custou €7,00.
Depois comprei a passagem de trem para a estação central. Existem umas máquinas amarelas no meio do saguão onde você compra sua passagem. Pode pagar com moeda ou cartão, custou €5,70 no cartão se não me engano.
O aeroporto fica em Schiphol que é afastado do centro, mas o trem até a estação central demora uns 15 minutinhos e você pega no saguão do aeroporto mesmo, existem várias placas indicando e é bem fácil de achar. Então dependendo da sua conexão você precisa calcular que pra ir e voltar vai gastar uns 40 minutos incluindo tempo de espera do trem, etc.
Para se ter uma noção, desde o desembarque, até passar pela imigração, banheiro, deixar a mochila no guarda-volumes, comprar passagem, esperar o trem e desembarcar na Amsterdam Centraal Station eu gastei 50 minutos.
Saindo da estação central e indo reto você já dá de cara com os canais e com a rua Damrak, que é uma das principais. Fui indo e apreciando a arquitetura e o ar da cidade que é maravilhosa, fiquei completamente encantada com Amsterdam!
Não preparei um roteiro antes de ir, pois eu não sabia quanto tempo teria disponível lá. Fiz uma pesquisa no google e achei o
blog Ducs Amsterdam com um roteiro prontinho para horas de conexão, inclusive ensinando como voltar para o aeroporto e tudo mais. Super recomendo! Foi o que me ajudou a escolher alguns lugares para visitar também.
Nesta rua pega wi-fi gratuito da cidade, então consegui carregar meu GPS para me localizar e ir em alguns lugares que eu gostaria de visitar no pouco tempo que eu teria lá. Não sei se era o meu celular, mas este foi o único local que pegou o wi-fi gratuito para mim.
Como próximo destino escolhi a casa da Anne Frank, que ficava a poucas quadras (e canais maravilhosos) dali. A fila era beeem grande, então infelizmente impossível ficar lá esperando para entrar, já que eu tinha poucas horas.
Outro local que eu queria visitar era o letreiro I amsterdam, e tinha olhado que da estação daria uns 40 minutos caminhando. Fica no Museumplein, como vi que daria tempo, decidi ir até lá.
No caminho pelos canais, também aproveitei para parar e conhecer alguns cafés e ruas famosas.
Não tive tempo de entrar em nenhum museu nem nada, mas Amsterdam deixou um gostinho de quero mais! Amei a cidade e com certeza quando fizer alguma viagem irá entrar no meu roteiro.
Depois fui voltando até a estação central e fiz outro caminho para conhecer também. Tinha calculado voltar para o aeroporto por volta das 6h da tarde, e ainda era 1h30 antes de abrir o embarque do meu voo. Fiquei com medo de acontecerem imprevistos e eu perder o avião, mas daria tempo tranquilamente de eu ter ido em mais lugares.
É isso, eu tive 8 horas de conexão, acredito que com até 6 horas de conexão ainda vale a pena sair do aeroporto. Menos que isso não sei se eu sairia. Valeu a experiência!
Para acompanhar meu dia a dia em Dublin, siga-me nas Redes Sociais:
Facebook: Tá na Europa
Twitter: @yosoyta_
Snapchat: talitanossol
Instagram: @talitanossol
:*