Depois de 25 semanas de aula (na verdade foram 24), terminou meu curso na
Erin School of English. Iniciei no dia 10 de agosto de 2015 e terminei em 19 de fevereiro de 2016.
No total foram 10 professores, 4 turmas diferentes, 2 níveis, muitos pessoas legais e novas em todas as turmas.
Retrospectiva
Quando fiz o teste online, caí no Upper-Intermediate. Entrei na sala, o professor me fez duas perguntas, saiu e voltou com a recepcionista que me levou para outra turma sem me explicar nada. Depois me disse que provavelmente eu era boa em gramática, mas talvez não conseguiria acompanhar a turma. Achei até bom ir primeiro para o Intermediate, pois cheguei muito travada em Dublin.
Fiquei 7 semanas estudando nessa turma de Intermediate no turno da tarde, depois pedi para mudar para a manhã quando consegui um trabalho. Tive que pagar €20 por isso e esperar abrir vaga para conseguir trocar. Neste período tive 3 professores, um deles foi substituto, mas aprendemos com ele em 2 dias o que não aprendemos com os outros professores desde que começamos.
Depois fiquei mais 6 semanas na turma da manhã do Intermediate, foi o período menos bagunçado que passei. Usávamos livros e o professor era bom.
Quando subi para o Upper-Intermediate, a professora não era tão boa, mas o nível da sala era melhor então achei que meu inglês deu uma boa evoluída. O professora faltou algumas vezes por motivo de saúde sem avisar ninguém, eles pegavam o attendence e nos mandavam embora. No final do ano ela avisou que talvez iria fazer um curso e não voltaria mais a dar aula na Erin por um período.
A escola
mudou a localização sem avisar ninguém e agora fica na Dame Street. Iniciamos o ano com outra professora bem inferior, muito perdida, não sabia explicar direito... ela era esforçada, mas estava difícil.
Por conta do meu trabalho, nas 3 últimas semanas me mudaram para o prédio antigo em D1, pois eu não conseguia chegar a tempo na Dame Street. Era uma turma nova do Upper e foi um caos, no primeiro dia tive aula com o diretor porque eles não tinham professor, nesse período não tivemos aula porque estávamos sem professor 2 dias, em outra ocasião nos deram um teste e em 3 semanas tivemos 4 professores diferente. Fica difícil aprender alguma coisa porque não tem uma sequência, cada professor entra perdido sem saber o que fazer. Na última sexta em que meu curso acabou, foi um alívio.
PORQUE NÃO RECOMENDO
1. Sequência
Nenhuma turma que passei, nenhum professor, nenhum nível tem uma sequência, Vi vários conteúdos várias vezes, e várias coisas que sempre pedíamos eles nunca passavam. Se você faz um curso no Brasil, ele tem começo, meio e fim. Aqui não! Você entra em uma turma que já está ali e cada professor passa o que quer, eles não tem um conteúdo a seguir. A falta de sequência foi a pior parte para mim, acredito que é essencial para uma boa evolução no inglês. É uma bagunça.
2. Falta de material
A escola até tem livros para comprar, mas como eles são caros e a própria escola não segue uma sequência de ensino, não vale a pena. Perguntei para uma das minhas professores qual livro ela me indicava comprar e ela disse `nenhum, porque eu uso 3 livros diferentes´. Fica difícil. Os professores entregam os livros para usarmos durante a aula e depois recolher, mas são poucos livros, já tivemos que dividir 6 livros em 15 pessoas! Muitas vezes tínhamos que tirar foto com o celular da página para conseguir acompanhar.
3. 98% de brasileiros
Tivemos 1 russa na minha primeira turma do Upper-Intermediate, depois das férias de final de ano entrou uma coreana e nas últimas 3 semanas que estudei no prédio antigo, 2 russas. De resto, todos brasileiros. Português em todos os lugares da escola, corredor, banheiro, intervalo, etc. Por que isso faz diferença? Porque se você não tiver amigos gringos, só vai falar português aqui em Dublin. Já falei sobre isso nos posts sobre a
evolução do meu inglês e sobre os
pubs conversations.
4. Recepção
Sempre tive uma relação boa com a recepcionista que todos detestam, até mudar de emprego e começar a chegar atrasada, aí ela me marcou. No último episódio, eu cheguei 5 minutos além do permitido morrendo depois de pedalar 8 quilômetros contra o vento, a professora ia me deixar entrar, mas a recepcionista viu e não deixou. Eu CHOREI pra ela porque fiz o maior esforço pra conseguir chegar e por conta dessa falta, terminei o curso com 84%. Sempre cuidei ao máximo das minhas faltas para terminar o curso com o attendence exigido pela imigração, quem já está aqui em Dublin sabe o quanto é cansativo muitas vezes conciliar escola e trabalho. Mandar a gente pra casa porque não tem professor ok, mas não tem conversa quando você precisa de uma exceção. Várias pessoas saíam até meia hora antes por causa do trabalho, porque eu não podia chegar 20 minutos depois? O que vale para um não deveria valer para todos? Enfim, passou, mas acho injusto.
5. Nivelamento
Vi pessoas com um nível muito mais alto de inglês estudando em níveis inferiores, e o contrário também. Porque o que importa não é o nível da pessoa e sim se tem vaga nas salas.
6. Bagunça
Em resumo é uma bagunça, só quem já estudou lá sabe. Eu me arrependo sim de ter escolhido a Erin, por R$1.500,00 a mais eu ia pra outra escola muito melhor. Acabou sendo uma economia burra. Eu pretendo renovar, e vou fazer de tudo pra juntar um dinheiro legal e renovar com uma escola melhor.
Eu recebo várias mensagens de pessoas perguntando sobre a Erin, aqui está todo o resumo. Se eu tivesse no Brasil ainda e pudesse mudar algo no meu intercâmbio, seria a escola. Espero ter ajudado, se eu lembrar de mais algum detalhe atualizo o post depois.
Lembrando que essa é minha experiência pessoal, pode ser que você conheça alguém que estudou e gostou da escola. Cada um, cada um.
Para acompanhar meu dia a dia em Dublin, siga-me nas Redes Sociais:
Twitter: @YoSoyTa_
Snapchat: talitanossol
Instagram: @talitanossol
:*