Recebi do consultor da Agência Mundi, Maurício Santana, vários textos legais para auxiliar os intercambistas em Dublin e resolvi postar aqui para vocês. São todos claros e objetivos.
Hoje vai o primeiro: 10 perguntas frequentes sobre o inverno de Dublin, palavras do Maurício abaixo:
Separei algumas das principais dúvidas que recebo diariamente dos meus clientes. Espero que ajude.
1. Comprar roupas no Brasil ou deixar para investir em Dublin?
Não tenha dúvidas: compre em Dublin, a cidade já é preparada para temperaturas baixas. Há casacos bons e baratos, luvas, calças térmicas, tapa-ouvido, protetores para o pescoço, etc.
2. Onde eu encontro vestuários em geral?
Eu recomento pesquisar brechós, espalhados pela cidade, roupas de qualidade e muito barato (MINHA OPINIÃO). E logicamente o que salvará a pele literalmente dos estudantes é a Penneys, famosa pelo preço acessível e diversificação (inclusive botinhas feminidas que custam 2 euros, aquecem os pés e muito confortável, segundo opinião de amigas). Outras opções de lojas e brechó:
- TK Maxx - www.tkmaxx.ie
- Dunnes - www.dunnesstores.com
- Gorta - www.gorta.org/shops
3. Todas as casas tem aquecedores?
Sim.
4. Faz frio o ano todo?
Sim e não. Obviamente que não compara-se a temperatura do inverno com outras estações. O problema é que o clima muda constantemente em todas as épocas do ano. No intervalo de 1 hora você poderá sentir calor, frio e sofrer com uma garoa fina e novamente retirar o casaco.
5. Onde comprar edredom?
Na Penneys. Não conheço outra loja com preço mais em conta. O valor vai variar de acordo com o tamanho. As capas eu considero acima do preço.
6. Como lidar com o inverno?
O que eu considero mais importante do que agasalhar-se bem, é cuidar da saúde. Calma, não é para se desesperar, longe disso. Mas o fato é que prevenir-se nunca é demais. Traga Vitamina C e uma "farmacinha" com antibióticos como prevenção. Tenha em mãos a receita do velho e famoso chá que a nossa vó preparava quando ficávamos baqueados, é tiro e queda :)
7. Vale a pena adquirir um seguro saúde particular?
Eu sei, é estranho acrescentar essa questão numa pauta diferente, mas o fato é que saúde custa caro em Dublin e mais uma vez insisto na mesma tecla: prevenção nunca é demais. Se você puder e tiver condições, faça um seguro particular.
8. Qual a média de temperatura no inverno?
Entre 10 a -2, -3... (SEGUNDO MINHA EXPERIÊNCIA), lembrando que a sensação térmica estará sempre bem mais baixa do que a temperatura real.
9. Vale a pena desembarcar na Ilha Esmeralda em pleno inverno?
Na minha opinião, não. Mas é muito particular. Existem pessoas acostumadas com o frio, outras com temperaturas quentes. Há quem goste do frio e as que não suportam.
10. Eu vou ver neve em Dublin?
Talvez sim, talvez não. eu particularmente me deparei com floquinhos de gelo (Dublin 1), com duração de 3 minutos. Já em algumas regiões mais afastadas e cidades, pode-se fazer (pequeninos) bonecos de neve.
Conheça mais o nosso trabalho:
Grande abraço
Oii Talita!!
ResponderExcluirEsse post caiu muito bem com minha situação, desembarcarei em Dublin exatamente no pico do inverno(janeiro) rs, e gostaria de saber se é bom eu chegar pelo menos com alguma coisa de frio aí, pleo menos para a primeira semana.
Bjs e o blog está ótimo!